Todos nós temos um dom, e creio que todos eles podemos chamar de ARTE.
Nas cidades grandes, têm pessoas simples que aproveitam o vermelho do farol para fazer mímica, malabares, palhaçadas.
Mas tem alguns casos especiais, uma cigana que te chama para tirar sua sorte, por exemplo. Eu tinha um amigo que dizia: -Tirar minha sorte? Não vou pagar para que alguém criativo tire o pouco da sorte que tenho...
As ciganas são um grande exemplo da ARTE. A criatividade, sem ela a arte não existiria. A mulher pega sua mão e começa a "adivinhar" seu futuro. Às vezes, por exemplo, fala de sua mãe que vai casar, aí você diz, minha mãe morreu... E agora, como a cigana sai dessa? Na sua outra encarnação, é o que ela diz.
Outro caso especial, aquelas pessoas que vão nas janelas dos carros pedir dinheiro.
Um conhecido meu me contou que uma senhora de muleta pediu dinheiro. Ela andava com muita dificuldade, fazia caretas, dizia que estava com fome. O moço resolveu dar o dinheiro com pena da velhinha. Foi ela atravessar a rua, que botou a muleta em baixo do braço, e saiu andando.
E o que tem a ver uma senhora mentirosa com arte? Ninguém é mentiroso, a senhora estava atuando. Não fica muito mais bonito pensar assim? De mentirosa para atriz...
E o último caso que conheço, aquelas crianças que são obrigadas pelos pais para sustentar seu vício. Apesar de todas as dificuldades, essas crianças dão um show nas ruas. É a arte que está em seus corações, ela fala mais alto, elas poderiam muito bem não voltar para casa, e ir para um orfanato, mas não, quando estão nas ruas mostrando seus talentos, elas esquecem de tudo, nem olham para as pessoas que estão nos carros. Essas crianças um dia serão alguém, elas nasceram com uma luz inexplicável. E quando um dia forem alguém, aí sim poderão voltar a ter uma infância, só que desta vez, feliz.
Viva a arte, respire a arte. Não maltrate os artistas das ruas, pense sempre no lado bom, como aquela senhora.
Tem uma música que diz assim: "Tudo nos é dado, só nos falta a fé", essas pessoas não têm nada, mas têm a fé, de que um dia mudarão suas histórias.
VAMOS AJUDAR NOS SONHOS DOS ARTISTAS DE RUA!
Nayara Mareuse